Grama Senepol Pirajuí - SP

Grama Senepol: sempre à frente no tempo

Mais que uma raça, uma filosofia de trabalho! É com esse propósito, que a Fazenda da Grama, em Pirajuí, no interior de São Paulo, aprimora geneticamente o Senepol, através das mais modernas tecnologias. Há 20 anos, a família Fernandes foi uma das introdutoras da raça no país ao importar 700 embriões dos Estados Unidos. Em 2002, nasceram os primeiros produtos frutos dessa importação revolucionária e, desde então, a história da Grama se entrelaça com trajetória desse taurino adaptado aos trópicos e que vem mostrando, cada vez mais, ser uma poderosa ferramenta de heterose no cruzamento industrial a campo.
A modernização do Senepol está diretamente relacionada com a vanguarda da Fazenda da Grama, que carrega em seu DNA o espírito empreendedor e é responsável por uma série de iniciativas inéditas que contribuiram para a expansão e o melhoramento da raça no Brasil.
O patriarca da família, carinhosamente chamado de Zé Torneira, foi o sócio número 1 da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.
Sempre à frente no tempo, a Grama firmou várias parceiras e lançou em 2009 um programa divisor de águas: Safiras do Senepol – a maior e mais completa avaliação de fêmeas jovens da raça no mundo. Mais de 3300 novilhas já tiveram seu potencial produtivo e reprodutivo mensurado.
A credibilidade do programa se renova a cada edição e a cada tecnologia inédita incorporada à prova.
O novo Sumário das TOP 100 melhores doadoras da raça, lançado pela ABCB-Senepol e pela Embrapa/Geneplus, comprova a relevância de todo esse criterioso trabalho. A genética Grama está presente em 47% das fêmeas listadas na publicação, sendo 21 doadoras, 15 filhas diretas de doadoras e 14 netas.
Outros números relevantes foram divulgados pela In Vitro Brasil e mostram a produtividade das fêmeas do plantel. Em 2018, a Grama contabilizou 131 doadoras, que passaram por 281 aspirações em 11 trabalhos, produzindo 14.488 oócitos, dos quais 11.912 viáveis e que geraram 3629 embriões, com 20 pais diferentes. Essa estatística coloca a Grama como criatório líder na produção de oócitos/doadora Senepol. Em comparação com todas as outras raças bovinas dentro da In Vitro Brasil, a Grama é a segunda empresa com maior média de oócitos.
A preocupação com a produção melhoradora, certificada e chancelada por instituições de renome também envolve os machos, que são os pais dos bezerros precoces e os grandes responsáveis por encurtar o ciclo pecuário, proporcionando maior produtividade e lucratividade.
Pensando nisso, em 2018, nasceu o Topázio do Senepol, que também é um programa democrático, aberto para todos os criadores e realizado no CQG – Centro de Qualificação Genética da Grama.
Todas as informações coletadas no Safiras e no Topázio são repassadas à ABCB-Senepol para abastecer o PMGS, que é o programa de melhoramento genético da raça.
Sob o comando do criador Junior Fernandes, a Grama dissemina toda essa genética melhoradora ao mercado através de leilões e parcerias personalizadas, que variam de acordo com o perfil e as necessidades individuais dos clientes. São eles o coração da Fazenda da Grama. Uma propriedade que do pasto ao prato realiza um trabalho eficiente, lucrativo e moderno. Os 20 anos da Grama Senepol são apenas o começo de uma história que, certamente, contará com muitos mais capítulos surpreendentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

+ Veja mais