Associação Brasileira de Criadores de Charolês Santa Maria - RS

Charolês: mais peso e mais lucro no cruzamento

O Charolês é uma das raças mais antigas do mundo. Seu nome deriva de uma tradicional região da França chamada Charolles. Lá, a raça começou a ser selecionada a partir do século XVIII, com foco na tripla aptidão: carne, leite e tração.

A extraordinária produção de carne fez com que a raça se espalhasse por mais de 70 países sob os mais variados climas, desde áreas de regiões áridas, até em zonas com temperaturas abaixo de zero.
No Brasil, o Charolês teve como porta de entrada o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1885. Sempre foi utilizada tanto para a geração da heterose, resultante do choque de sangue nos cruzamentos, quanto como raça pura. Chegou a representar mais de 60% de todo o rebanho gaúcho.

De grande porte, tanto na altura como no comprimento, e pelagem branca ou creme, o Charolês se destaca pela forte estrutura óssea e musculatura, boa conversão alimentar, rendimento de carcaça, ganho de peso, precocidade, adaptabilidade e rusticidade. Ao imprimir sua genética superior nos cruzamentos, através de lotes uniformes de novilhos com alta capacidade e velocidade de ganhar de peso, o Canchim contribui também para uma maior lucratividade dos pecuaristas.

As vacas pesam entre 800 e 900 kg, com recordes acima de 1.100kg, e os touros entre 1.100 e 1.250 kg, com recordes acima de 1.500 kg. A raça vive uma fase de qualificação e crescimento. Principalmente os neloristas, detentores de mais de 80% do rebanho de corte nacional, vem descobrindo os benefícios da utilização da genética Charolês em adequados programas de cruzamentos industriais,
otimizando a produtividade dos seus rebanhos. Não é à toa que o Charolês faz jus ao slogan “a cruza que dá padrão”.

Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) foi fundada em Júlio de Castilhos, em 15 de dezembro de 1958. Hoje, a entidade possui 23 Núcleos de criadores em atividade. São mais de 300 mil animais puros registrados. E um dos programas desenvolvidos pela associação é o “Carne Charolês Certificada”, criado em 2014.

Mais informações: www.charoles.org.br
51 – 34583919

+ Veja mais