APPAS – Associação Paulista de Pastoreio Lins - SP

Border Collie: o cão de pastoreio mais inteligente do mundo

Desenvolvida por criadores de ovelhas para trabalhar no pastoreio dos animais, a raça Border Collie é originária de regiões montanhosas na fronteira da Inglaterra e Escócia.
Considerada a raça mais inteligente do mundo, o Border Collie é um condutor de rebanhos por excelência e tem uma grande capacidade de aprendizado e de obedecer comandos de voz.
Com predisposição para o trabalho e uma energia inesgotável, essa raça de cão pastoreio é capaz de trabalhar por 18 horas ininterruptamente e vem se tornando uma importante aliada da pecuária brasileira.

Os primeiros exemplares chegaram ao nosso país há mais de 20 anos e, desde então, ajudam os fazendeiros tanto na lida com o gado quanto ovelhas.
Além da rapidez, da qualidade na execução do trabalho e da fidelidade ao dono, o Border Collie oferece outra vantagem: o baixo custo de manutenção, estimado em cerca de R$20,00/dia, incluindo alimentação, medicamentos e vacinas.

Outra característica marcante é o “poder de olhar”. Os animais dessa raça conseguem controlar os animais pastoreados olhando fixamente nos olhos como se estivessem fitando uma presa para atacar. Dessa forma, movem o rebanho na direção desejada, dispensando contato físico. Um único cachorro, acompanhado de um condutor, consegue trabalhar com até 500 ovelhas ou 100 cabeças de gado.
A raça não costuma latir e se adapta ao trabalho com diferentes animais. Quando necessário, sabe ser mais agressiva no controle do gado e mais técnica ao lidar com ovelhas.
Nos esportes, o Border Collie também se destaca das outras raças, já que as provas simulam o manejo do rebanho bovino e de ovelhas.

Atualmente, o Brasil é um dos principais criadores da América do Sul com linhagens específicas para o trabalho no campo.

APPAS:

A APPAS (Associação Paulista de Pastoreio), iniciou suas atividades em 2006 e foi fundada por criadores de cães de pastoreio. Contribuir para o desenvolvimento, expansão e divulgação do pastoreio Paulista e Brasileiro é o principal objetivo da Associação. Esse trabalho é feito através de organização de provas de pastoreio, divulgação em eventos e união dos criadores, treinadores e condutores de cães em campeonatos. Além do Border Collie, a APPAS está aberta para outras raças de cães pastores, e também para novos associados. Hoje, o quadro de sócios da APPAS conta com criadores e competidores de São Paulo,Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

Site: http://appaspastoreio.com.br/
Rogério Figueiredo: 11- 98836-2250
José Couto Neto: 14- 99117-5184

+ Veja mais
Lins - SP